Para diferentes contextos e variadas especificidades dos grupos de realizadores, algumas imposições têm se tornado comuns. Dentre elas, a percepção do meio digital como uma realidade factual.
No segmento digital, entendemos o grau de dificuldade na busca por soluções adequadas aos perfis dos autônomos, micros e pequenos empreendedores. Uma solução digital precisa ser viável, sustentável, gerar resultados para o empreendedor e agregar valor na experiência do cliente. Para esses setores, a viabilidade encontra um forte adversário no confronto com o investimento.
Portanto, vale ressaltar a importância dos produtos, serviços e soluções gratuitos disponíveis na internet. Sim, eles existem!
Ah! Se é de graça, não deve ser bom.
O Google, mais conhecido pelo site de buscas, é um gigante que contraria este conceito (ou preconceito). A empresa hospeda, desenvolve e oferece uma série de serviços e produtos de qualidade, gratuitos e pagos, baseados na internet.
Além do Google, diversas empresas oferecem versões gratuitas de serviços e produtos para as mais variadas áreas e finalidades.
Estas ferramentas podem ser utilizadas dentro de uma boa estratégia de soluções oferecendo um bom custo-benefício de curto e médio prazo para muitos microempreendedores.
Certamente estas soluções não se aplicam a todos. Análises objetivas considerando diferentes estágios e necessidades devem ser feitas para identificar aqueles que podem se beneficiar com esta estratégia.
Soluções costumam ser respostas ao reconhecimento e/ou identificação de problemas, deficiências, necessidades, demandas, dificuldades etc.
Se limitações financeiras se tornam uma das causas para restrições de investimento pelos autônomos, profissionais liberais ou empreendedores, podemos, e devemos sim, considerar opções oferecidas gratuitamente. Inclusive para iniciar sua presença online sem custos.
Mas, é importante compreender que a presença online, como um elemento dentro de uma estratégia digital, não deve ser reduzida apenas ao conceito de perfis em redes sociais ou de um domínio na web.
Trataremos deste tema com mais detalhes nas próximas postagens.
Então, você que é autônomo, profissional liberal ou empreendedor, já utiliza ou tem interesse em soluções digitais?
Deixe seu comentário ou entre em contato conosco.


0 Comentários:
Deixe seu comentário