Empreendedorismo Digital e Projetos Digitais.
Um projeto pode ser entendido como um empreendimento, para criar um produto, serviço ou processo, com definições bem claras, tais como: duração com inÃcio e fim devidamente delimitados; objetivo preestabelecido, especÃfico e único; etapas e prazos determinados; recursos estabelecidos e uma sequência de atividades relacionadas até a conclusão.
Existem guias com metodologias e conjuntos de boas práticas em gerenciamento de projetos que não iremos abordar aqui. Mas, recomendo uma busca e leitura sobre "Project Management Body of Knowledge" (PMBOK).
Com o avanço tecnológico e ampla utilização da internet, sempre eles, muitos ampliaram seus hábitos de consumo para o mundo digital e online. Esse mundo é alimentado por diversos produtos e serviços digitais, pagos ou gratuitos, disponÃveis nos mais variados formatos. Você já deve ter tido contato com eles. Não?! Então vejamos. Você já fez uso de aplicativos? Assistiu a um filme ou aula online? Fez leitura de livros, receitas ou textos variados online? Escutou conteúdos de áudio online? Já fez pedidos de entrega de comida pela internet? Se você respondeu positivamente para alguma dessas opções, você já aderiu aos produtos digitais.
Mas o que são exatamente?
Os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais produzidos ou convertidos em formato digital, que são distribuÃdos no meio online de forma gratuita ou paga. Também agregam algum valor aos usuários e para aqueles que o desenvolvem e fornecem. Têm o objetivo de instruir ou informar sobre determinados tópicos, auxiliar na resolução de problemas ou facilitar a execução de tarefas.
Veja alguns exemplos de produtos digitais ou infoprodutos: Ebooks, cursos, manuais, apostilas de concurso, trabalhos e artigos; Revistas digitalizadas; Screencasts; VÃdeo-aulas; Audiobooks; Podcasts; Palestras; Serviços de assinatura, sites de membros; Relatórios e pesquisas de mercado; Software e serviços online; Aplicativos para celular; Músicas; Ringtones; Filmes; Imagens; Fotos etc.
Você acredita que tem algum produto, serviço ou conhecimento que possa ser convertido em um infoproduto?
Qualquer que seja o momento presente, o importante é enxergar oportunidades e se desafiar a inovar, realizar, empreender.
O empreendedorismo digital como um modelo de negócio para oferecer produtos, serviços ou soluções (próprios ou de terceiros) com processos predominantemente realizados em ambiente digital, pode representar uma boa opção para autônomos, micro e pequenos empreendedores.
Ao contrário de muitos empreendimentos tradicionais, o empreendedorismo digital pode começar com um investimento inicial menor (à s vezes basta um celular e uma conexão à internet), pode proporcionar um modelo de trabalho mais flexÃvel, pode não exigir estrutura ou espaço fÃsico complexos, pode ter um alcance maior e melhor direcionado em relação ao público-alvo, pode ser mais dinâmico etc.
O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um exemplo de empreendedorismo digital conhecido por muitos, cujo negócio se estrutura em processos de compra e venda pela internet. Além do e-commerce, outros negócios digitais têm se destacado através das plataformas de compartilhamento de vÃdeos. Entre muitas outras opções, canais de entretenimento, cursos online e lives (transmissão de vÃdeos em tempo real) têm se popularizado na internet.
Enfim, em modelos de negócios digitais podemos encontrar empreendimentos como e-commerces, prestações de serviços online, portais que disponibilizam cursos etc.
Se você já teve uma ideia de produto digital e acredita que ele pode se transformar em um negócio digital promissor, deve estar se perguntando por onde começar e o que fazer. A melhor resposta é "deve-se começar com um projeto digital".
É através de um projeto digital bem estruturado que você conseguirá organizar idéias e criar processos ou produtos que sejam realizados e oferecidos no ambiente online. Ou seja, não basta uma idéia, produto, negócio ou empreendimento digital, é preciso considerar a necessidade de um projeto digital como forma de seguir adiante, desenvolver e manter o empreendimento.
Os planejamentos, metodologias e processos em projetos online precisam considerar o consequente grau de dinamismo e interação que o ambiente propicia, além das imposições técnicas e tecnológicas da internet. Todos esses pontos serão avaliados segundo a usabilidade e experiência do usuário diante da sua marca, produtos, sistemas ou serviços. Toda essa dinâmica poderá exigir aperfeiçoamento e desenvolvimento contÃnuos. Preparado?
Conte-nos um pouco sobre suas idéias, produtos ou empreendimentos. Você já tem presença online?
Projetos Digitais
Projetos Digitais
slider


0 Comentários:
Deixe seu comentário